Desde 1963

Níveis de Ensino
Conhecer

Infantil

Conviver, brincar, participar, explorar, são os pilares que regem a Educação Infantil do Colégio Santa Helena. Nossos espaços pedagógicos são pensados para proporcionar aos alunos momentos privilegiados de construção de conhecimento, valorizando a imaginação, a criatividade e as experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. Um ambiente que garante uma estrutura completa só para os pequenos de 0 a 5 anos!

Programa Bilíngue
Com jogos, músicas e experiências interativas as crianças praticam inglês em situações reais, aprendendo com diversão, inspiração e engajamento.
Estudos do Meio
Pensando no desenvolvimento integral dos nossos alunos, organizamos os Estudos do Meio de maneira a desenvolver habilidades através de experiências correlacionadas aos estudos desenvolvidos em sala de aula, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seu conhecimento, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
Integração
O Colégio Santa Helena organiza momentos de integração entre as diferentes turmas para que todos possam mostrar seus estudos e conquistas! Temos um grande cuidado com a turminha que vai do Berçário para o Infantil I e com os formandos do Infantil IV para o 1º ano fundamental – são mudanças importantes e tudo é pensado para garantir tranquilidade e segurança aos pais e às crianças!

Fundamental

As crianças, ao longo da escolaridade, passam por muitos desafios. É importante que a escola esteja atenta a cada fase, apoiando e oferendo instrumentos para que o aluno se desenvolva de maneira global e integrada, sendo capaz de atuar na sociedade com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. O Colégio Santa Helena acredita no aluno como protagonista de seu aprendizado e por isso prepara aulas e espaços pedagógicos que valorizam o conhecimento significativo, o desenvolvimento de habilidades e o exercício da cidadania.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Programa Bilíngue
O programa vem desde a Educação Infantil e se desenvolve para garantir o avanço para outros níveis de proficiência do idioma. Simulados divertidos com o conteúdo dos exames de Cambridge fazem parte desse processo que é lúdico, baseado em experiências vivenciais reais e que proporciona a descoberta desse mundo maravilhoso da comunicação em outro idioma!
Empreendedorismo
Visando a formação integral dos alunos e a preparação para a vida, o CSH trabalha anualmente com o Projeto Empreendedorismo, de grande relevância uma vez que vivemos em um mundo de novos negócios, ideias e soluções. Possibilita o exercício da capacidade de pensar de forma criativa e inovadora, solucionar problemas e otimizar oportunidades. As aulas são um diferencial na preparação para o mercado de trabalho e na formação de um cidadão globalizado.
Feira da Cultura
Sempre com temas atuais e relevantes, a Feira da Cultura do Colégio Santa Helena se destaca pelo envolvimento de toda comunidade escolar nesse projeto anual que culmina em um dia de muita aprendizagem, participação, engajamento e vivência de um conhecimento significativo e construído por todos.
Estudos do Meio

Ensino Fundamental – Anos Finais

Anos Finais
O Ensino Fundamental – anos finais – amplia as práticas de linguagens artísticas e corporais que se constituem e tecem a vida social, exigindo mais autonomia dos adolescentes, ao oferecer-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação, para interpretar o mundo.

Os desafios propostos pela abrangência curricular também possuem mais complexidade, exigindo capacidade de raciocínio mais abstrata, ancorada em valores morais e éticos, para a participação mais efetiva e crítica nas práticas contemporâneas, ampliando o repertório cultural, científico, a interação e o trato com as diferenças.

Médio

Intensifica o conhecimento dos jovens sobre seus sentimentos, interesses, capacidades intelectuais e expressivas, para ampliar e aprofundar os vínculos sociais e afetivos que refletem sobra a vida e o trabalho, valorizando os questionamentos sobre si próprios e seus projetos de vida, marcados por contextos culturais e sociais diversos.

Ensino Médio
Amplia as possibilidades de participação dos jovens na vida pública e na produção cultural, que caracterizam esse período da vida, a fim de alcançarem mais autonomia e maior capacidade de abstração e reflexão sobre o mundo, promovendo as atitudes cooperativas e propositivas, para o enfrentamento dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral.
Ensino Médio
Promove o desenvolvimento de competências que possibilitem a todo estudante inserir-se de forma ativa, crítica, criativa e responsável, em um mundo do trabalho cada vez mais complexo e imprevisível, por meio de currículos e projetos pedagógicos que propiciem a preparação para o trabalho.
Ensino Médio
Constitui espaços que permitam aos estudantes valorizar a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, condição para a cidadania e para o aprimoramento do educando como pessoa humana, por meio de programas que facilitam a construção de projetos pessoais e coletivos, baseados na liberdade, na justiça social, na solidariedade e na sustentabilidade.

Integral

O período integral do Colégio Santa Helena conta com atividades extracurriculares que garantem momentos de aprendizagem, interação e estímulo das potencialidades dos nossos alunos. Além da orientação de estudos, contamos com aulas de robótica, oficina de criatividade, iniciação esportiva e psicomotricidade. A interação e a convivência com outras crianças proporciona o desenvolvimento intelectual, social, da autonomia e do autoconhecimento. No Colégio Santa Helena o período integral é uma experiência educativa completa!

Período Integral
× Fale Conosco