loader image

A importância dos anos iniciais no Ensino Fundamental

Ensino fundamental

30/01/2022

Você conhece a importância dos anos iniciais no Ensino Fundamental?

O Ensino Fundamental – Anos Iniciais é uma base para as etapas seguintes da formação educacional, essencial para o desenvolvimento completo das crianças!

Conforme publicado no documento da Base Nacional Comum Curricular, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. (BNCC, 2017)

Além disso, esse segmento também busca desenvolver e trabalhar a consolidação das aprendizagens anteriores, bem como ampliar as diversas linguagens e as experiências interculturais das crianças. Nessa fase, elas também são introduzidas à divisão das disciplinas em Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte, etc. Com isso, é construída uma base, permitindo que as crianças se engajem em conteúdos cada vez mais complexos e desenvolvam o prazer no aprendizado e no desejo pelo conhecimento​.

SAIBA MAIS

Veja também…

Anos finais do Ensino Fundamental

Anos finais do Ensino Fundamental

Uma das principais mudanças que ocorre nesse segmento é a introdução a um maior número de professores: um para cada...

Dia internacional da mulher

Dia internacional da mulher

O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março. Trata-se de uma celebração de...

× Fale Conosco