Proposta Pedagógica

 

OBJETIVO DO SANTA HELENA

Proporcionar ao educando a formação necessária para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento como Ser Humano capaz de observar, compreender, criticar, participar, transformar e ser consciente dos seus direitos e responsabilidades como cidadão, fornecendo-lhes meios de progredir no trabalho, vida pessoal e social e em estudos posteriores.

 

Missão, Visão, Valores


Nossa Missão – Educar as novas gerações para a vida em sociedade por meio de espaços e práticas pedagógicas sempre atualizadas e fundamentadas no respeito às diferenças. 

Nossa Visão- Educação crítica e reflexiva, atenção ao passado, sinergia e ação diferenciada para o presente e o futuro.

Nossos Valores – Respeito, tradição, pesquisa, rigor acadêmico, diálogo, alegria de ser quem se é, acolhimento e sentimento de pertinência.

 

COMPROMISSO DO COLÉGIO

Pedagógico:
Formar o ser humano em todas as suas dimensões respeitando as capacidades e individualidades de cada aluno, possibilitando ao mesmo acesso a conhecimentos, ações e reflexões pertinentes ao seu tempo e espaço, capazes de transforma-lo enquanto sujeito social e histórico.


Técnico:

São de inteira responsabilidade do Colégio: o planejamento e a prestação dos serviços de ensino no que se refere à marcação de datas para provas de aperfeiçoamento, fixação de carga horária, designação de professores, orientação didático-pedagógica e educacional, além de outras providências que as atividades exigirem, obedecendo ao Regimento Escolar e a Proposta Pedagógica.


Finalidades:

O Colégio Santa Helena trabalha para que seus alunos possam trilhar um caminho pedagógico coerente com os princípios de um mundo em transformação, onde as ações didáticas são repensadas constantemente procurando formas para criar métodos e técnicas capazes de motivar os alunos em busca da sua construção social e individual do conhecimento. Para tanto procura:

- dar voz aos nossos alunos;
- atualizar nossos professores para que os mesmos compreendam as mudanças do como nossos alunos aprendem e a relação direta dessas mudanças com as mudanças sociais;
- pensar os espaços pedagógicos para que o nosso aluno possa se sentir estimulado durante sua construção do saber por vezes individuais e por vezes nos grupos sociais;
- possibilitar a construção da autonomia dos sujeitos do processo de ensinar e de aprender;
- Exercer a cidadania nas escolhas cotidianas;
- Trabalhar a auto-estima e as diferenças durante o convívio social e a construção do saber;
- Valorizar a vida;
- Utilizar diferentes linguagens a partir do estímulo de sala de aula;
- Refletir sobre o meio ambiente e propor ações de intervenção;
- Apresentar uma postura crítica em relação aos conhecimentos, as políticas públicas, as religiões, as diversidades, a economia, entre outros.
 

 
Princípios Filosóficos

O colégio Santa Helena zela pela formação do cidadão planetário partindo da compreensão de mundo transdisciplinar. Acreditamos que o processo de ensinar e de aprender acontece a partir de experiências e vivências que durante o fazer cotidiano prepara os indivíduos para o seu papel social construído na certeza do quem eu sou e para que mundo estou sendo formado.
Nosso aluno é um sujeito do mundo sofrendo e causando transformações sempre ligadas ao seu tempo e ao seu espaço. É um sujeito ético, de certezas e incertezas, sonhos, medos, carências, receios procurando o seu lugar no mundo. Mundo dado em constante transformação oriundas dos campos econômico, religioso, geográfico, social, gerando incertezas nos atuais valores, prioridades, fundamentos sociais e econômicos causando a procura e consequentemente descobertas de novos acordos e possibilidades de organização da vida. 
Nossas bases epistemológicas são fundamentadas por pensadores em educação como: Piaget, Vygotsky, Edgar Morim, Jacques Delors, Howard Gardner, Freinet, Emilia Ferreiro, entre outros, repensados a partir do Colégio Santa Helena calcados na aceitação e compreensão do aluno real e das necessidades de sua formação ligadas a formação para um determinado tempo e espaço.
Nossos princípios filosóficos partem da premissa de que cada aluno é um ser social e individual, com necessidades físicas, emocionais, cognitivas, motoras em desenvolvimento e que necessitam, entre outras experiências dos espaços e profissionais docentes para auxilia-los nessa caminhada de construção do saber para viver esse mundo de descobertas de novas possibilidades de organização da vida.

Concepção de inclusão:

Nossa escola é uma escola inclusiva. Acreditamos que as diferenças, sejam elas quais forem, são momentos de aprendizagem tanto para nosso aluno quanto para nossa equipe de profissionais que envolvidos no cotidiano escolar procuram caminhos para que todos, respeitando suas possibilidades, possam avançar no seu caminho educacional.


Princípios norteadores da ação pedagógica: 

Nossos princípios norteadores da ação pedagógica do Colégio Santa Helena partem da ideia da formação do cidadão planetário, integro, ser histórico de pensamento transdisciplinar ligado ao seu momento e espaço. Tomamos como princípios norteadores os quatro pilares da educação para o século XXI, acrescentando um quinto pilar de formação. São eles:

Aprender a conhecer – A informação em nosso século é valiosa, porém a informação sem o conhecimento e por sua vez a transmutação para o saber é de nenhuma valia. Aos nossos alunos apresentamos conteúdos, fatos, conceitos e princípios que possam leva-los a construção desse saber, sempre visando sua trajetória em um mundo em constante transformação.

Aprender a fazer – O conhecimento baseado em conteúdos apenas, não leva o educando a construção do seu saber. O Colégio Santa Helena acredita que a união entre o conhecer e o fazer torna-se imprescindível uma vez que o mundo não separa e sim aproxima as ações do conhecimento fundamentado pela experiência.

Aprender a viver juntos – Em uma sociedade cada vez mais próxima aprender a viver juntos é questão básica de sobrevivência. Nossa escola propõe aos nossos alunos situações de aprendizagem em pequenos e grandes grupos partindo dos conteúdos e ações previstas no nosso currículo procurando desde cedo que nossos educandos percebam que a ação conjunta modifica mundos.

Aprender a ser – Toda aprendizagem deve ter significado para o ser. Nenhum processo de educação realiza em nossas vidas mudanças por si só. O significado do processo e do caminho percorrido leva o individuo à auto realização e consequentemente a realização de todos aqueles que convivem com ele formando uma grande rede de relações e conhecimentos.  

Aprender a pensar de forma transdisciplinar – Todos os pilares levam a compreensão da necessidade de uma mudança na forma de se pensar e compreender o mundo que nos cerca, A segregação ou separação do conhecimento, do saber fazer, do viver juntos e do ser leva a um pensamento e a uma ação fragmentada que não responde mais nossas expectativas enquanto seres históricos de um mundo em transformação. 


Concepção de educação:

Compreendemos a educação como um processo continuo de construção individual e social, sempre ligado a um determinado tempo e espaço levando nossos alunos a novas formas de pensar e de agir durante sua trajetória de vida e transformação social. Sabemos que a educação, como conceito vivo, envolve processos sistemáticos e assistemáticos que unidos fornecem subsídios para o sujeito, para que o mesmo possa fazer sua leitura de mundo, atuando nesse mundo sempre que necessário e ou interessante.
Toda escola possui a função de ensinar porém, o Santa Helena compreende as necessidades oriundas do nosso tempo e do nosso espaço e alia ao ensino os processos pertinentes à educação, pensando e estruturando o processo de ensinar e de aprender a partir do binômio educar-ensinando.


Concepção de desenvolvimento humano:

Temos como premissa que o conhecimento é construído desde o nascimento da criança, em constante interação com o mundo que a cerca. Alicerçamos nosso entendimento, sobre o processo de desenvolvimento humano, em pensadores dos processos de ensinar e de aprender como Jean Piaget, Lev Vygotsky e Howard Garner.
Nossa metodologia é construída partindo do entendimento que o sujeito aprende em relação com o mundo, através de estímulos constantes que possibilitem ao educando o desenvolvimento de habilidades e competências em todos as inteligências pesquisadas por Gardner.

Ouvidoria Ativa

Ouvidoria ativa é um programa de satisfação e funciona como uma ponte entre as famílias e a escola. Tem o objetivo de escutar as reinvidicações, as críticas, as sugestões, e também os elogios referentes aos diversos serviços disponibilizados.

Para mais informações sobre rematrículas, matrículas ou dúvidas mande sua mensagem.

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