Manual do aluno Fund II e Ens. Médio

Mensagem da Direção

A educação é o princípio de tudo...

Há 56 anos, o Colégio Santa Helena é lembrado por sua história dedicada à educação e construída a partir de quatro valores fundamentais: o saber, a ética, o trabalho e o progresso. O Santa Helena nasceu do sonho do casal Helena e Salvatore Cascino, ela Professora, e ele Contador, decididos a mudar suas próprias histórias, mudaram também o destino de diversas gerações de estudantes. E assim seguem até hoje! Em um mundo de constantes transformações, a melhor maneira de colaborar para uma sociedade melhor é por meio da educação, que será sempre a base de tudo.

No Colégio Santa Helena, os alunos aprendem e crescem em um ambiente transformador, acolhedor e lúdico. Aqui, extraímos deles, suas maiores potencialidades enquanto seres humanos. Além de focar nos conhecimentos que o aluno deve adquirir dentro de sala de aula, permitimos que talentos artísticos e esportivos sejam descobertos e explorados, pois sabemos que cada aluno é um indivíduo único, e o mesmo ocorre com seus dons e aptidões. Para que o objetivo ao qual o colégio se propõe seja ainda mais satisfatório, sugerimos a leitura deste documento na íntegra, pois a partir dele, você encontrará informações importantes sobre o funcionamento do Colégio, o Sistema de Avaliação, além de trechos do Regimento Escolar que falam sobre os direitos e os deveres dos estudantes. É apresentado, ainda, o calendário escolar para 2019.

Que o ano de 2019 seja de muito desenvolvimento e aprendizado!

Att.

A Direção.

Apresentação dos Gestores da Equipe Pedagógica

Ana Paula Murano Tortorelli - Diretora Pedagógica – direcaopedagogica@colegiosantahelena.com.br

Graduada em Pedagogia (1986) mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Atuo desde 1989 na Formação de Professores com ênfase no movimento praxiológico, necessário à preparação do novo professor-professora. Experiência em toda a Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil e no Ensino Fundamental em salas de alfabetização. Desde 1997 atua em cursos de graduação e pós-graduação, através de aulas dinâmicas envolvendo Projetos Inter-multi-transdisciplinares. Pesquisa o processo de Formação Docente partindo do referencial transdisciplinar de Edgar Morin, transdisciplinaridade. Desde maio de 2018 assumiu a direção Pedagógica do Colégio Santa Helena.

Felicio José Moreto - Coordenador Pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio - coordenacao3@colegiosantahelena.com.br

 Fiz Pedagogia pela Universidade de Franca, curso concluído em 1989. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase na Formação Humana dos Processos de Ensinar e de Aprender. Cursei Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga, curso concluído em 1985. Realizei cursos de Extensão Universitária na ABEC e PUC PR nos anos de 2011 e 2012. Fiz Pós-Graduação em Educação Inclusiva pela Universidade Metropolitana de Santos nos anos de 2016 e 2017. Atuei como Professor de Filosofia, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional nos Colégios Santa Amália, Colégio Marista Arquidiocesano e Colégio Jesuíta São Luiz. Atualmente sou Coordenador Pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Tânia Mara Gonçalves Garcia - Assistente de Coordenação (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) - aux.coordenacao@colegiosantahelena.com.br

 Minha primeira formação foi em Processamento de Dados. Logo me apaixonei pela área da Educação, exercendo minhas primeiras atividades. Em 2006, entrei no Santa Helena, como Professora de Informática e Robótica, passando em 2007 a exercer o cargo de Assistente de Coordenação.   Hoje, estou cursando o Segundo Semestre do Curso de Pedagogia, pela UniSanta.

SENHORES PAIS E ALUNOS

Nossa Missão – Educar as novas gerações, ensinando-as a viver em sociedade, por meio de espaços e práticas pedagógicas, sempre atualizadas e fundamentadas no respeito e acolhimento às diferenças.

Nossa Visão - Educação crítica e reflexiva, em sinergia com o presente e o passado, a fim de gerar um olhar atento e investigativo, que conduz para uma ação proativa diferenciada e responsável, em relação à vida em sociedade, com justiça e solidariedade.

Nossos Valores – Respeito, tradição, pesquisa, rigor acadêmico, diálogo, alegria de ser quem se é, acolhimento, sentimento de pertinência, realização pessoal e profissional.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

  1. Horário de aulas:

1.1 Início das aulas (entrada)

Manhã: Fundamental II e Ensino Médio - 7h15min                     

O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que chegar após o horário do início das aulas, ainda poderá entrar em sala, respeitando o limite de 10 (dez) minutos do início da primeira aula. Após essa tolerância de 10 (dez) minutos, o aluno poderá entrar apenas na 2ª aula, desde que não ultrapasse a quantia de 03 (três) atrasos por bimestre. Portanto, não há tolerância para atrasos a partir da segunda aula, exceto por motivo relevante, avaliado e analisado pela coordenação, que poderá autorizar ou não a entrada do aluno em sala de aula. O aluno não autorizado a entrar em sala, realizará atividades pertinentes aos estudos, em outro ambiente da escola.

Após 03 (três) atrasos bimestrais o aluno será advertido e os pais serão convocados para uma reunião com a coordenação, para assinatura do Termo de Responsabilidade.

1.2 Término das aulas (saída)

Manhã: Fundamental II e Ensino Médio – será divulgado na primeira semana de aulas.

Pais e responsáveis que autorizarem os filhos a saírem sozinhos do Colégio ao término do horário das aulas, deverão registrar essa permissão na ficha de matrícula, com a devida justificativa e assinatura. Todos os demais somente sairão do colégio com os pais e/ou pessoas previamente autorizadas, que também deverão ser indicadas na ficha de matrícula, com nome e R.G. da pessoa autorizada. Ainda assim, por questão de segurança, a pessoa autorizada deverá apresentar o documento válido, com foto, R.G. ou habilitação.

Casos excepcionais deverão ser comunicados por escrito, via e-mail, à Coordenação.

coordenacao3@colegiosantahelena.com.br – Coordenador – Felício José Moreto (Unid.I)

aux.coordenacao@colegiosantahelena.com.br  - Assistente de Coordenação - Tânia Garcia(Unid.I)

Pedimos aos Senhores Pais e/ou Responsáveis que evitem saídas antecipadas, para que a aprendizagem de seu filho não seja prejudicada.

Todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental deverão, obrigatoriamente, vir uniformizados, todos os dias do ano letivo, conforme Regimento Escolar artigo 105 inciso I. O aluno que não se apresentar devidamente uniformizado será advertido oralmente e, na reincidência, por escrito. Persistindo essa atitude os pais serão chamados para assinar o Termo de Responsabilidade.

O Colégio não se responsabilizará por uniformes perdidos.

Solicitamos que todas as peças do uniforme sejam identificadas com o nome completo do aluno.

Para os alunos da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, o uniforme não é obrigatório. Os alunos poderão usar apenas calça jeans e camiseta.   Não será permitido o uso de shorts, mini blusas, minissaias, sandálias, chinelos, bonés e gorros.

Para as aulas de Educação Física faz-se obrigatório o uso do vestuário próprio: bermuda, legging, tênis e uma toalhinha para higiene pessoal. Não será permitida a utilização de calça jeans, sandálias, chinelos e demais calçados impróprios para as aulas.

Lembramos que o não cumprimento desta norma, impede o aluno de participar da aula e sua ausência será anotada/registrada no diário de classe.

3. Material Escolar

É de total responsabilidade do aluno trazer diariamente o material correto para as aulas de cada componente curricular. O aluno que não estiver com o material, será orientado oralmente pelo professor, que explicará a importância do mesmo para a aprendizagem do aluno. Se houver reincidência, os responsáveis serão notificados, para terem ciência do fato e, dependendo da quantidade de vezes que isso venha a se repetir, assinarão um Termo de Responsabilidade. 

Lembramos aos Senhores que os funcionários da secretaria e da portaria não estão autorizados a receber atividades/trabalhos solicitados pelos professores, e que todo o conteúdo deverá ser entregue, em mãos, aos professores, na data estipulada por eles.

Para realização de qualquer trabalho, feiras, mostras, dentre outras atividades, dentro, ou fora do colégio, o material a ser utilizado é de responsabilidade dos alunos. O Colégio não fornecerá nenhum tipo de material.

  4. Faltas

O aluno deverá ter, em cada componente curricular, a presença de, no mínimo, 75% de frequência ao total de horas dadas. Caso isso não ocorra, deverá realizar a compensação das ausências para repor o conteúdo das aulas, devendo cumprir com todas as atividades pedagógicas realizadas nos dias de suas faltas, conforme Artigo 81 do Regimento Escolar Interno.

 As faltas devem ser sempre justificadas, e os trabalhos de reposição de aulas serão acompanhados pelos professores e coordenador.

O aluno que ultrapassar os 75% de ausência, e não cumprir com a legislação de reposição de aulas, será então reprovado automaticamente.

O atestado médico de doenças contagiosas, luto ou convocação militar, somente justificará a ausência do aluno, mas não abonará as suas faltas.

  5. Medicação

O Colégio somente poderá medicar o aluno mediante apresentação de receita médica válida e solicitação do responsável anotada na agenda, constando o nome do remédio, a dosagem e o horário em que deverá ser administrado ao aluno. Em casos de febre, dor de cabeça, cólicas ou outros sintomas relatados pelo aluno, o mesmo passará por uma triagem, realizada pela Coordenação ou Auxiliar de Coordenação, que analisará a ficha de saúde, preenchida pelos responsáveis, a fim de serem tomadas as devidas providências. Para tanto, o preenchimento completo da ficha de saúde é imprescindível, bem como sua constante atualização.  Em situações mais preocupantes, os pais serão comunicados.

6. Permanência no Colégio

Somente será permitida a permanência do aluno no Colégio, fora do horário das aulas, se o mesmo estiver engajado em alguma atividade proposta pelos professores, nos dias e horários combinados previamente com a Coordenação.

7. Disciplina

O Colégio Santa Helena atuará no sentido de fazer intervenções educativas que ajudem o aluno a assumir, corrigir e superar suas faltas, omissões e transgressões, considerando a gravidade delas quanto às atitudes, posturas e condutas, tendo como critério o bem de toda comunidade, de acordo com o artigo 110 do Regimento Interno.

As sanções serão, em princípio, gradativas e de acordo com a natureza da situação, a saber:

I - encaminhamento do aluno à Coordenação, por qualquer professor do Colégio, quando constatada a negligência ou a transgressão dos deveres do aluno, tanto na sala de aula,  quanto nas demais dependências e que extrapolem o nível de uma intervenção oral imediata, para o consequente registro da ocorrência e do comunicado escrito à família;

II - a reincidência do aluno em conduta que contrarie os deveres e as exigências comunitárias, provocará, em primeira instância, a convocação da família pela Coordenação, com a presença do aluno, sempre que for adequada, sendo esse atendimento registrado e firmado com as assinaturas dos responsáveis do aluno e da coordenação, dando ciência das próximas medidas disciplinares, caso ocorram;

III – Após a advertência oral e em um segundo momento escrita, o aluno poderá ser afastado da sala de aula, devendo comparecer ao colégio todos os dias para cumprir suas atividades, provas inclusive, em outro espaço do colégio que não o da sua sala de aula regular.

§ 1º - O afastamento do aluno poderá ser de 1 a 3 dias de aula, dependendo da ocorrência.

§ 2º - Os pais serão chamados para que tomem ciência e assinem o termo de conhecimento da(s) razão(a) da suspensão, bem como do planejamento das atividades que o aluno deverá realizar;

IV-  Quando a conduta do aluno configurar Ato Infracional e o autor for criança – pessoa de até 12 anos de idade incompletos –, o fato será comunicado ao Conselho Tutelar pela Direção Geral do Colégio; quando a conduta do aluno configurar Ato Infracional e o autor for adolescente – pessoa entre 12 e 18 anos de idade –, o fato será comunicado, simultaneamente, à Delegacia de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente e ao Juizado da Infância e da Juventude por meio do Ministério Público desse Juizado pela Direção Geral do Colégio;

   V- Havendo recorrência do aluno, mesmo após a adoção das medidas previstas    

   nos incisos anteriores, e o ato infracional colocar em risco a integridade física e   

   psíquica de outros alunos, do Corpo Docente e demais colaboradores da escola, tomaremos as medidas cabíveis.

 § 1º - Após o devido processo legal, resguardados o contraditório e a ampla defesa, o aluno considerado infrator será avaliado pelo Conselho de Classe, que poderá decidir por seu desligamento, haja vista que também tem a obrigação legal de zelar pelo acesso e permanência na escola dos demais alunos que estejam sofrendo ameaça à sua integridade física e psicológica, podendo, inclusive decidir pela impossibilidade da renovação de matrícula do aluno infrator (assinatura de novo Contrato de Prestação de Serviços de Educação Escolar), deliberada no Conselho de Classe e submetida à consequente deliberação da Direção Geral.

8. Comunicação entre família e escola

É imprescindível ler e assinar as agendas (exclusivamente no caso do FII), como também, dar ciência dos e-mails enviados pelo Colégio.

Para melhor atendimento aos responsáveis dos alunos de 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, solicitamos que o agendamento do encontro seja feito com o coordenador pedagógico (coordenacao3@colegiosantahelena.com.br), mesmo quando for necessária a presença de professor à reunião. Do mesmo modo, o coordenador poderá convocar os responsáveis para reuniões. Pedimos que os pais não abordem os Professores fora dos horários agendados.

9. Aniversários

Para os alunos do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio, não é permitida a comemoração dentro das dependências do colégio. Somente com a autorização prévia da Coordenação.

10. Cantina

A cantina é um serviço terceirizado, portanto quaisquer dúvidas relecionadas à alimentação deverão ser enviadas para a Sra. Paula – e-mail: breaktimecsh@gmail.com / Whatsapp 11 96779-8056.

O horário de funcionamento da cantina é das 7h às 16h, e o aluno poderá utilizá-la, desde que, não atrapalhe o seu rendimento pedagógico, preferencialmente, durante o horário dos lanches, início ou final do período de aula.

  11. Formatura do 3º. Ano do Ensino Médio e Comemoração do 9º. Ano do Ensino Fundamental

A Educação Brasileira contempla a Educação Básica e a Educação Superior, em suas diferentes modalidades. A Formatura refere-se a conclusão de curso e requer o cerimonial específico. Assim sendo, em nosso colégio, os estudantes concluintes do Ensino Médio, vivenciam o ritual de celebração ao final desta etapa escolar.

As comemorações de encerramento de outros segmentos escolares da Educação Básica, como por exemplo do 9º. Ano do Ensino Fundamental, serão organizadas, segundo desejo e solicitação das turmas e de seus responsáveis, respeitando os critérios da escola. Isto porque não se refere a conclusão de curso.

12. Objetos perdidos

Todos os objetos deixados nos ambientes educativos serão recolhidos ao final do período. Nesse caso, o aluno ou os Pais/Responsáveis deverão procurar, imediatamente, os materiais esquecidos com a Assistente de Coordenação e/ou Auxiliares de Limpeza, no mesmo dia da perda ou do esquecimento, ou no dia seguinte.

Obs.: Não nos responsabilizamos por material esquecido em qualquer dependência do Colégio, como também, pelo envio de dinheiro ou cheques para pagamentos do Colégio ou da Cantina.

  13. É vedado ao aluno:

Portar e usar equipamentos eletrônicos (celulares, Ipods, tablets, computadores, jogos e similares) nos ambientes educativos, exceto nas situações de ensino e aprendizagem autorizadas pelo professor, conforme Regimento Interno, Artigo 106, inciso X.

  14. Documentos

Entregar na secretaria do Colégio todo e qualquer documento do aluno, quando solicitado, no prazo de até 48 horas.

15. Transporte Escolar

É um serviço realizado por profissionais autônomos e para maior segurança de seus filhos, tem a autorização para entregar/retirar os alunos dentro do Colégio. Salientamos que o transporte escolar não é de responsabilidade da Instituição.

Por favor, entre em contato, diretamente, com o motorista, responsável pelo transporte de seu filho, para a resolução de problemas relacionados ao cotidiano de transporte do seu filho.

16. Circulares, boletins informativos e Site do Colégio

O Colégio enviará circulares, boletins informativos via e-mail e, em alguns casos, via agenda do aluno. Solicitamos aos pais tomarem conhecimento desses informativos, diariamente. Caso não recebam, e seu filho(a) ou outros pais comentem, por favor, entrem em contato para atualizar o e-mail e telefone de contato o mais breve possível.

   17. Estudo do Meio e Saídas Culturais

O Colégio proporciona saídas culturais e estudos do meio para enriquecimento das aulas e maior aprendizado cultural de nossos alunos. As saídas serão divulgadas aos Senhores, com antecedência, através de circulares no decorrer do ano letivo. É de suma importância a participação de todos os alunos.

18.Utilização das tecnologias

Todas as nossas salas de aula contam com notebook, projetor e acesso a internet. O aluno poderá usar esses recursos para apresentação de seminários ou trabalhos solicitados pelos professores, no cotidiano escolar. No dia da apresentação, contará com o auxilio do professor.

 19. Lição de Casa

O Colégio acredita que para o processo de ensinar e de aprender aconteça de forma satisfatória, há a necessidade do estudo constante do educando. Portanto, a lição de casa é fundamental, sempre retratando os conteúdos estudados durante o período.

O aluno que não realizar a atividade deverá ser advertido oralmante, ou nos casos em que o professor atribuiu nota, perderá essa oportunidade, porém, se a realizou em parte, de acordo com o critério utilizado pelo professor(a), receberá a nota adequada. Na reincidência, o professor(a) deverá avisar a Coordenação que chamará os pais para que os mesmos tomem ciência e assinem o Termo de Responsabilidade citado no Manual do Aluno.

20. Sistema de Avaliação

a) Nota Bimestral:

A nota bimestral será obtida através de avaliações contínuas e diversificadas – Avaliação de Desempenho, propiciando ao aluno que atinja, a partir da realização de diferentes atividades orientadas pelo professor, uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez) somada à Prova Bimestral, realizada ao final do Bimestre valendo de 0 (zero) a 10 (dez).  As duas notas serão somadas e divididas por 2 (dois), formando a nota bimestral do aluno. O aluno com nota inferir a 6,0(seis) deverá fazer a prova de recuperação.

MB =(AD + PB)/2

Lembramos que a Média do Colégio Santa Helena é 6,0. 

b) Sistema de Recuperação Contínua e Paralela:

1 – Os estudos de Recuperação Paralela serão proporcionados pelo Colégio a todos os alunos que não apresentarem a média mínima de 6,0 (seis) inteiros em um ou mais componentes curriculares ao final de cada bimestre – 1º., 2º. e 3º. bimestres - ou apresentarem problemas de aprendizagem durante os bimestres citados;

2 – A Recuperação Paralela, após a nota final do bimestre, será realizada através de provas, fora do horário regular de aulas. Em casos específicos o aluno será convocado para o plantão de dúvidas no decorrer de cada bimestre;

3 – A média final do bimestre, após a Recuperação Paralela, será obtida pela somatória da média bimestral com a nota da prova de Recuperação, no valor de 8,0 (oito) inteiros, somada à lista de exercícios no valor de 2,0 (dois) inteiros, totalizando 10,0 (dez) inteiros, que dividido por dois, será recalculada, surgindo nova média do bimestre.

4 – A avaliação da Recuperação Paralela não será computada para efeito de média bimestral caso a nota obtida seja menor que a média anterior;

Será considerado retido, no Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano) e Ensino Médio (1a a 3a série), o aluno que atingir média final inferior a seis (6,0) inteiros em mais de quatro (04) componentes curriculares (sem direito aos exames finais, conforme Artigo 76).

No Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano) e no Ensino Médio (1a à 3a série), o aluno terá direito de realizar os exames finais em até quatro (04) componentes curriculares com média final inferior a seis (6,0) inteiros.

Caso os pais discordem dos resultados da avaliação final, poderão dar entrada ao “pedido de reconsideração”, junto à Secretaria do Colégio. Esse pedido deverá ser apresentado até o 5º dia útil subsequente à data de afixação das notas, conforme Deliberação do CEE-SP 155/2017.

  • Obs. A cada conclusão de bimestre, após os procedimentos e avaliações de recuperação, havendo dúvidas ou discordâncias acerca dos resultados das avaliações, entrem em contato imediato com a coordenação.

21.   Deveres dos Pais

(conforme o Regimento Interno Escolar do Colégio Santa Helena)

Artigo 107 – Dos pais e de seus alunos a Escola espera que:

 I - Prestem leal e dedicada colaboração, especialmente na observância deste Regimento Escolar;

II – Atendam aos pedidos de comparecimento nas entrevistas e/ ou reuniões com a Direção, Coordenação Pedagógica e Professores para informações sobre o aproveitamento escolar de seu filho;

III – Conscientizem os filhos sobre a necessidade de respeito na convivência social com os colegas, professores, funcionários e o atendimento às exigências disciplinares da Escola;

IV – Justifiquem as ausências às aulas, atrasos, falta de tarefa escolar e pedido de dispensa de seus filhos.

Artigo 108 – São direitos dos Pais:

I – Serem comunicados e orientados pela escola, sempre que o filho tenha dificuldade no acompanhamento das atividades escolares;

II – Serem informados das médias obtidas e frequências;

III – serem informados e orientados sobre as possibilidades de pedido de reconsideração e de recurso quanto aos resultados da avaliação final.

IV – Entrarem com o pedido de reconsideração ou recurso quanto ao resultado da avaliação final, nos termos do disposto na legislação vigente;

V – Solicitar atendimento e ser atendido pela Direção da Escola.

Atenção Especial!!

Sabemos que a internet possui uma ampla área sem definição de normas, principalmente, quando trata da relação entre pessoas e empresas, porém em muitos casos, existe uma clara definição legal, em particular no Código Penal, como segue abaixo:

Ameaça (art. 147 do Código Penal);

Calúnia (art. 138 do Código Penal);

Difamação (art. 139 do Código Penal);

Injúria  (art. 140 do Código Penal);

Falsa Identidade (art.307 do Código Penal);

Uma das áreas já protegida pelas leis brasileiras é a que se refere aos crimes contra a honra: calúnia, difamação e injúria.

Caso isso ocorra tomaremos as providências cabíveis com base na legislação vigente.

Calendário Anual – 2019

JANEIRO

29 – Reunião de Pais – Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio - 19 horas

FEVEREIRO

04 – Início das aulas e do 1º. Bimestre

MARÇO

04 a 06 – Carnaval – Recesso e Feriado Nacional

29 – Início das Provas do 1º. Bimestre

ABRIL

1 a 5 – Provas do 1º. Bimestre

9 a 12 – Recuperação do 1º. Bimestre

17 – Término do 1º. Bimestre e Divulgação dos Resultados do 1º. Bimestre

18 – Início do 2º. Bimestre

19 – Feriado Nacional – Sexta-Feira Santa

23 – Reunião de Pais – Fundamental 2 e Médio – 19h

MAIO

01 – Feriado Nacional – Dia do Trabalho

18 – Sábado Letivo - Festa da Família

JUNHO

08 – Sábado Letivo - Festa Junina

11 a 17 - Provas do 2º. Bimestre

18, 19, 24, 25 e 26 – Recuperação

20 – Feriado Nacional – Corpus Christi

21 – Recesso Escolar

26 – Divulgação dos Resultados e Reunião de Pais – Fundamental 2 e Médio - 19h

27 a 28 – Jogos Matheus Orosco

28 – Término do 2º. Bimestre

JULHO

Férias Escolares

9 - Feriado

AGOSTO

1 – Início das Aulas – Início do 3º. Bimestre

17 – Sábado Letivo – Dia no Parque

SETEMBRO

14 - Sábado Letivo: Empreendedorismo e Robótica

23 a 27 - Provas do 3º. Bimestre

OUTUBRO

1 a 3 – Recuperação

7 – Divulgação dos Resultados e Término do 3º. Bimestre

8- Início do 4º. Bimestre e Reunião de Pais – Fundamental 2 e Médio - 19h

19 – Feira da Cultura

NOVEMBRO

01 – Finados – Feriado Nacional

15 – Proclamação da República – Feriado Nacional

20 – Feriado “Consciência Negra”

25 a 29 – Provas do 4º. Bimestre

DEZEMBRO

5 – Divulgação dos Resultados

9 a 12 - Recuperação

13 – Divulgação dos resultados finais

16 – Confraternização do 9º. ano

17 - Formatura do 3º ano do Ensino Médio

19 – Término do 4º. Bimestre